PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E ESTRESSE

Izabel cristina andrade, Paula Helena Lopes

Resumo


A presente pesquisa pretende avaliar a prevalência de estresse e sua relação com a satisfação profissional de professores de educação especial. Para tal, foi selecionada uma escola de educação especial da região do Vale do Rio Itajaí-Açu, onde trinta professores, cumprindo carga horária de quarenta horas semanais, formaram a população pesquisada. Foi aplicada uma escala de sintomas de estresse, elaborada por Peixoto (2004), que visa mensurar o nível de estresse, bem como possibilita identificar se os fatores predominantes são de ordem física ou psicológica. Além disso, foi aplicado um questionário complementar que buscava ampliar questões sobre a relação da presença ou ausência de estresse quanto à satisfação e realização profissional. Os resultados apontam que o estresse está presente em mais de 50% da população, pois que, dos trinta professores, dezesseis apresentam sintomas de estresse, os quais manifestam-se 80% vezes mais na forma de sintomatologia psicológica. Conclui-se que, embora os fatores físicos sejam mais evidentes e observáveis, os sintomas psicológicos predominam na amostra. Porém, ao relacionar os índices de estresse à satisfação profissional através da análise do questionário complementar verifica-se que 90% dos profissionais estão satisfeitos com o trabalho e que isso os motiva a superar as dificuldades relacionadas à prática da docência em educação especial.

Palavras-chave


Estresse, Educação Especial, Satisfação Profissional.

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