LIDERANÇA COACH: UM NOVO ESTILO DE LIDERAR

Daniela Cristina Israel, Cristiane Egert Ribeiro

Resumo


Cada vez mais, o contexto organizacional vem passando por constantes mudanças e, com isto, há uma exigência maior para que as organizações busquem um diferencial competitivo. Atualmente há um investimento nos colaboradores como um diferencial, especialmente nas pessoas que exercem o papel de líderes. Uma nova modalidade de liderança vem crescendo e sendo muito utilizada, a liderança coach, que se caracteriza por estimular e desenvolver o potencial dos liderados, de sua equipe, melhorando o desempenho deles e da empresa.  Desta forma, de acordo com a relevância e atualidade do tema, este artigo pretende discutir o papel do líder/gestor coach e os benefícios deste profissional dentro das organizações, através de uma revisão de literatura baseada, principalmente, nos estudos dos autores: Araujo (2011), Chiavenato (2002), Downey (2010), Lima (2011), Luz (2012), Marques (2011) e Whitmore (2012), entre outros.


Palavras-chave


Liderança. Líder coach. Coaching.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAIR, J. Liderança e motivação: a regra do meio a meio e os oito princípios fundamentais para motivar os outros. São Paulo: Clio Editora, 2010.

ARAUJO, A. Coach: um parceiro para seu sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CARDOSO, M. L. A. P.; RAMOS, L. H.; D’INNOCENZO, M. Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, p. 730-737, 2011.

CHIAVENATO, I. Construção de talentos: coaching e mentoring. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

DOWNEY, M. Coaching eficaz. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

GOLDSMITH, M.; LYONS, L.; FREAS, A. Coaching: o exercício da liderança. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LIMA, M. de. O líder coach não diz aos outros o que fazer, ensina-os a pensar. In: Manual Completo de Coaching. São Paulo: Ser Mais, 2011.

LUZ, M. Agora é pra valer!: a verdadeira história de quem passou de chefe dos outros a líder de si mesmo. São Paulo: DVS Editora, 2012.

MARQUES, J. R. Self-coaching: o caminho para o que realmente importa. In: Manual Completo de Coaching. São Paulo: Ser Mais, 2011.

MARRAS, J. P.; LIMA, M. de G.; TOSE, S. Avaliação de desempenho humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MAXWELL, J. C. O livro de ouro da liderança: o maior treinador de líderes da atualidade apresenta as grandes lições que aprendeu na vida. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.

RODRIGUES, O. B. Administração para iniciantes: a evolução do processo administrativo. Brasília: Ilape, 2008.

SEELERT, B. Lições de liderança: sabedoria para futuros líderes. São Paulo: M. Books, 2011.

SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE COACHING. Benefícios do Coaching. 2014. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2014.

SOTO, E. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SOUZA, F. Confira quais são os benefícios do Coaching. 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2014.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

WHITMORE, J. Coaching para aprimorar o desempenho: os princípios e a prática do coaching e da liderança. São Paulo: Ciclo Editora, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.