ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES

Lucilene Pires Pinheiro, Alessandra Tonelli

Resumo


O presente artigo é o resultado de uma pesquisa que aborda um tema que está atualmente sendo muito discutido tanto por especialistas como por trabalhadores, o Assédio Moral. As consequências e suas implicações, como direitos e deveres e o que caracteriza o assédio Moral bem como a prevenção, tanto do trabalhador como das organizações.  Podemos considerar, então, que as empresas nas suas prevenções também não trabalham o “ser mais humano”, mas sim trabalham o que se deve fazer para não ser processado, para não perder dinheiro, deixando de lado a essência de ver o outro com compaixão. As leis servem para serem usadas como corretivas e não punitivas, e os juízes definem valores relativamente simbólicos para empresas que faturam milhões.


Palavras-chave


Assédio Moral. Organizações. Trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


CAIXETA, Ivan Carlos. O Assédio Moral nas Organizações: um estudo nos Tribunais Regionais do Trabalho das Regiões Sudeste e Sul do Brasil. Belo Horizonte, 2010.

FREITAS, Maria Ester de. Assédio Moral no Trabalho. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MARTININGO FILHO, Antonio; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Assédio moral e gestão de pessoas: uma análise do assédio moral nas organizações e o papel da área de gestão de pessoas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online], vol. 9, n. 5 [cited 2014-04-07], p. 11-34, 2008. Disponível em:. ISSN 1678-6971. Acesso em: 7 Abril 2014.

RUFINO, Regina Célia Pezzuto. Assédio Moral no âmbito da empresa. São Paulo: Ltr, 2006.

TARCITANO, João Sérgio de Castro; GUIMARÃES, Cerise Dias. Assédio moral no ambiente de trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos)–Centro de Educação Tecnológica Estácio de Sá de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2004. Disponível em:http://www.assediomoral.org/IMG/pdf/assedio_moral_no_trabalho_no_ambiente_de_trabalho.pdf>. Acesso em: 7 de Abril de 2014.

ZANETTI, Robson. Assédio Moral no Trabalho – E-Book. Disponível em: .7 de Abril de 2014.

Ministério do Trabalho e Emprego – MTE/ASCOM. Assédio Moral e Sexual no Trabalho. Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3CB9D387013CFE571F747A6E/CARTILHAASSEDIOMORALESEXUAL%20web.pdf7v>.Acesso em: 7 de Abril de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.