ICEP EDITORA - E-BOOK

 

Educação para ambientalização curricular: diálogos necessários

Autor: Mara Lúcia Figueiredo, Antonio Fernando Silveira Guerra, Izabel Cristina Feijó de AndradeLucia Ceccato de Lima, Marina Patrício de Arruda e Ricardo M

El estudio, la reflexión y la presentación de experiencias sobre lo que algunos colegas denominan, “ambientalización de la educación superior” (GUERRA et al, 2016; ESCHENGAHEN y LÓPEZ-PÉREZ, 2016) tiene una prolongada trayectoria en América Latina y el Caribe. Los primeros trabajos sobre este proceso se remontan a la segunda mitad de la década del setenta, cuando se consideraba como la “introducción del tema del medio ambiente en la educación superior” (CIFCA, 1978, p. 59) o la “incorporación de la dimensión ambiental en la educación superior” (UNESCO, PNUMA e ICFES, 1988, p. 3)

UM CURRÍCULO PENSADO E VIVIDO PARA A CRIANÇA PEQUENA: Uma educação mais natural, divertida e produtiva

Autor: Annabel Cristini Feijó Peres, Gabriela Aparecida de Oliveira e Izabel Cristina Feijó de Andrade

Receber um convite para escrever um prefácio é uma honra e ao mesmo tempo um grande desafio, principalmente porque as autoras Peres, Oliveira e Andrade abordam a vivência de uma escola real na Obra UM CURRÍCULO PENSADO E VIVIDO PARA A CRIANÇA PEQUENA: Uma educação mais natural, divertida e produtiva.

Diálogos de Saberes e Fazeres: Uma releitura dos 25 anos da trajetória da Educação Ambiental brasileira

Autor: Antonio Fernando Silveira Guerra e Mara Lúcia Figueiredo

A Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI integra e apoia a Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, desde os anos 2000. Em abril de 2002, com a aprovação do Projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, foi criada a Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul, idealizada por pesquisadores dos Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali, de Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, duas unidades do IBAMA (NEA-Florianópolis e CEPSUL - Itajaí) e uma OSCIP - MATER NATURA - Instituto de Estudos Ambientais.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: compartilhando saberes e fazeres

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron

É com alegria e satisfação que como prefaciadora me coloco na situação de quem tem o privilégio da prioridade da leitura do livro Educação Inclusiva: compartilhando saberes e fazeres, organizado pelas queridas professoras Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron. Compartilhar saberes sobre educação inclusiva é um ato de responsabilidade e sabedoria por desvelar aspectos, que imbricados entre si, dão o tom da educação inclusiva que ocorre onde nós pisamos. Dessa forma, parabenizo as organizadoras por distribuírem o conhecimento que se constrói com tanto esmero e dedicação dentro dos Programas de pós-graduação em Educação como é o caso do PPGE-UNIPLAC.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Ensino Religioso na História da Educação Brasileira

Autor: Autora e Lurdes Caron

Sinto-me agradecida pelo convite e parabenizo a autora Lurdes Caron, defensora incansável do Ensino Religioso nas escolas. Se entendermos a religiosidade é uma dimensão humana, cujo cultivo busca a plena realização do ser humano, então será óbvia a contemplação deste aspecto na proposta de sua educação.

Ambientalização Curricular na Educação Superior: praticar a teoria e teorizar a prática

Autor: ara Lúcia Figueiredo

Fiquei extremamente contente com o convite de Lurdes Caron para prefaciar seu terceiro livro sobre a Formação de Professores para o Ensino Religioso, o que revela seu próprio propósito de vida pessoal e profissional. Considero que esse livro, é uma fonte sistematizada para outras pesquisas no campo da formação de professores de Ensino Religioso e da(s) Ciência(s) da Religião, pois traz uma descrição da história sociopolítico-cultural catarinense. Mostrou que o Estado de Santa Catarina é marcado pela influência da cultura de matriz cristã, mas que na diversidade do pluralismo cultural da sociedade brasileira, busca dialogar com as diferentes culturas e tradições religiosas, com as culturas indígenas e afrodescendentes.

Itinerários de Práticas Docentes no Ensino Superior: Saberes e Experiências

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Marina Patrício de Arruda

O que me levou a aceitar escrever este Prefácio? A resposta a essa pergunta encontro em dois importantes e significativos aspectos: conhecimento e apreço as suas organizadoras e tema por elas escolhido para ser, nesse livro, apresentado e discutido nos capítulos que o constitui. Quanto ao primeiro aspecto, dedico e direciono minha resposta, a cada uma das organizadoras que, em diferentes tempos e espaços, compartilharam comigo momentos de suas vidas bem como estudos e pesquisas em torno de questões que nos afligiam e afligem enquanto educadoras universitárias que somos.

Formação de Professores:

Autor: Lurdes Caron

Fiquei extremamente contente com o convite de Lurdes Caron para prefaciar seu terceiro livro sobre a Formação de Professores para o Ensino Religioso, o que revela seu próprio propósito de vida pessoal e profissional. Considero que esse livro, é uma fonte sistematizada para outras pesquisas no campo da formação de professores de Ensino Religioso e da(s) Ciência(s) da Religião, pois traz uma descrição da história sociopolítico-cultural catarinense. Mostrou que o Estado de Santa Catarina é marcado pela influência da cultura de matriz cristã, mas que na diversidade do pluralismo cultural da sociedade brasileira, busca dialogar com as diferentes culturas e tradições religiosas, com as culturas indígenas e afrodescendentes.

Experiências e Saberes da Prática Docente do Curso de Pedagogia do USJ

Autor: Alaim Souza Neto, Alexsandra de Souza Münich, Izabel Cris

Para o século XXI espera-se que a prática pedagógica dos professores siga uma abordagem inovadora. É de nossa responsabilidade formar indivíduos inseridos numa realidade histórica, cuja prática preserve o diálogo, o trabalho coletivo, a reflexão e a criticidade. Isso porque o conhecimento não é mais duradouro, trata-se de um processo dinâmico, construído coletivamente e contextualizado para que possamos então dar sentido ao mundo. Um dos grandes desafios do nosso século é saber ler bem um mundo imerso na incerteza. É saber escolher caminhos, leituras e tratar informações para transforma-las em “conhecimento pertinente”, ou seja, aquele “capaz de situar qualquer informação em seu contexto”, como nos ensina Edgar Morin (2000, p. 15).

Formação de Professores: das Políticas Públicas para a compreensão do Ensino Religioso no Brasil

Autor: Lurdes Caron

Prefaciar esse livro “Formação de professores: das políticas públicas para a compreensão do ensino religioso no Brasil”, escrito por Lurdes Caron, muito me orgulha e, ao mesmo tempo, me desafia a pensar: qual a dimensão que se perdeu no tempo e que deixou a educação tão dura e sem sentido?. Reúne em cinco capítulos textos sobre a temática “Formação de educadores” dentro da perspectiva do trabalho do Ensino Religioso, os quais são dispostos de forma intensa e com respaldo teórico e político.



Cursos Pós Graduação

22 Crusos

A melhor opção para quem procura novos desafios para crescer profissionalmente.

Cursos de Extensão

Cursos

Cursos para enriquecer seu currículo e ampliar seus horizontes dentro do foco de atuação profissional.

Cursos EAD

Cursos

Cursos em EAD para quem quer ingressar, se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos e estar pronto para os constantes desafios do mercado de trabalho.

Curso de Portugês

Curso individual

Opção certeira para gabaritar nos concursos e para obter o domínio da linguagem padrão, tanto escrita quanto falada.

Loja ICEP

Compre seu livro usando a nossa loja virtual e receberá nosso livro rapidamente.

Editora ICEP

Editar, publicar, produzir material de apoio e obras de literatura  é  nossa meta.  Sempre com o compromisso de trabalhar pela melhoria da educação brasileira e da divulgaçao de estudos e pesquisas realizadas por professores brasileiros.

e-books

O ICEP tem como política editorial, a proposta de divulgar a produção científica dos seus docentes, alunos e parceiros por meio da publicação das suas pesquisas em forma de E-book .

 

EDUSER

Uma grande oportunidade para seu trabalhocom clientes e pacientes. a clinica Eduser trabalha com atendimento de Nutricionistas, Psicólogos, Psicanalistas, Terapeutas, Psicopedagogos e Pedagogos. A disponibilidade de horários de segunda a sábado. Venha conhecer!

Notícias do ICEP

São José 21/01/2018

Presença de Marina de Oliveira no ICEP

Marina de Oliveira (última da DIREITA) foi do ICEP no curso de Especializaçãao em Contoladoria e Auditoria Contábil e hoje, desponta como Jovem Liderança em contábeis. O ICEP parabeniza a aluna, pela

Curso de Especialização em Licitações, Compras Governamentais e Contratos

Os profissionais formados pelo ICEP tem o oportunidade de encontrar os conceitos mais atualizados sobre licitação pública e pregão, além de informações complementares e dicas sobre mercado de

Mulheres Empresárias de Santa Catarina:
um destaque nacional

Izabel Cristina Feijó de Andrade e Marianne Cristine Feijó Tonoli são apenas duas entre centenas de empreendedoras de Santa Catarina que fincaram suas marcas na Gestão Empresarial. E a tendência é que

Evento reúne gestores de escolas e cria núcleo voltado para educação

Palestra ministrada pela Dra. Wanderléa Pereira Damásio Maurício do USJ, abordou as dimensões da gestão escolar, reuniu gestores, diretores e coordenadores de escolas de São José e região na última

Depoimentos

Opiniões de quem faz parte dessa familia
Aluno

"As matérias lecionadas pelos professores na Pós Graduação de Licitações e Compras Governamentais no ICEP estão sendo de

Professor

EXCELÊNCIA é a palavra que melhor define o ICEP. Trata-se de um conjunto de sucesso: corpo docente qualificado, gestão

Coordenador

"Sejam bem-vindos ao ICEP! Que esse ano nos permita caminhar na direção do desenvolvimento de novas alternativas para a nossa



Siga o ICEP nas redes!